Como Cuidar de Orquídeas Aprenda em Detalhes!

Você e apaixonado pela natureza? Possui um interesse em especial pelas orquídeas? Mas será que você sabe como cuidar bem da sua orquídea? Leia esse artigo com bastante atenção e conheça super dicas de como cultivar orquídeas e se torne um excelente orquidófilo.

como cultivar orquideas

Primeiramente existe um mito de que a orquídea é uma planta frágil, quando na verdade o que falta para quem cultiva é o conhecimento necessário para que a planta cresça e floresça de maneira saudável.

>>Clique aqui e conheça o manual Completo Sobre Como Cuidar de Orquídeas.<<

Vamos listar abaixo algumas dicas de como cultivar a sua orquídea de maneira correta e garantir que a sua planta floresça sempre durante muitos anos.

Dica número 1: Não colete ou adquira plantas oriundas da mata, o ideal nesse caso é adquirir orquídeas de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que mudas disponíveis.

Dica número 2: Prefira espécies que sejam adaptadas a sua região, como
sabemos as orquídeas florescem de 1 a 2 vezes ao ano, portanto é ideal que se tenha várias espécies diferentes
que se adaptem bem a sua região, para que se tenha sempre a chance de ter uma orquídea florindo no seu jardim.

manual-passo-a-passo-como-cuidar-de-orquideas

Dica número 3: Irrigação das orquídeas, mantenha sempre o vaso úmido, mas jamais encharcado. Lembre-se que é mais fácil matar uma orquídea por excesso do que propriamente pela falta de água. O ideal é não colocar pratinho com água embaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente a planta de 2 a 3 vezes por semana e deixe a água escorrer totalmente, nos outros dias apenas vaporize a planta 1 vez de manhã e 1 vez durante o período da tarde.

Dica número 4: Luminosidade do ambiente, Coloque as suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no período da manhã (até as 9 da manhã) e no período da tarde (após as 16 horas). Se a sua orquídea não tomar sol, dificilmente a planta vai florescer.

cultivar-orquídeas-bambu

Dica número 5: Ventilação do ambiente, as orquídeas necessitam de locais arejados, mas procure evitar locais cujo o vento é muito forte, pois isso pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.

Dica número 6: Adubação de sua orquídea, utilize adubos foliares líquidos, geralmente são encontrados na seção de jardinagem de grandes supermercados. Aplique o adubo usando pulverizadores juntamente com a água que será usada na vaporização. Lembre-se de molhar bem a parte inferior da sua planta, pois e justamente ali que se acumulam os estômatos que absorvem água e nutrientes.

Dica número 7: Como Combate as pragas e doenças em orquídeas, um dos grandes inimigos das orquídeas são as cochonilhas que são pequenos organismos que sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. No caso de ter poucas plantas pode-se catá-los um a um, mas no caso de ter uma coleção maior necessita-se utilizar defensivos agrícolas, porém tenha preferência pelos naturais pois os produtos químicos podem ser prejudiciais tanto para as plantas como para as pessoas.

como plantar orquideas

>>É se você deseja conhecer ainda mais sobre como cultivar ou como plantar orquídeas, clique aqui e conheça o manual completo de como cuidar de orquídeas.<<